Thursday, June 16, 2005

Eu voto Carrilho

Conhecem o Carrilho? Não o Manuel, mas o André, o André Carrilho? Se não conhecem, eu conto-vos: o André Carrilho é um ilustrador galáctico que anda por aí a fazer desenhos à maluca. Não, não vale a pena estar com rodriguinhos: sou mesmo fã do gajo. Neste momento, é, aliás, dos artistas portugueses que mais admiro (a seguir à dona Lara, que pinta umas brilhantíssimas naturezas mortas; no outro dia, fez um auto-retrato daqueles).
A excelente colecção de livros de O Independente, Horas Extraordinárias, por exemplo, tem desenhos do Carrilho (o outdoor da colecção de jazz do Público também). Já viram o do O´Neill, o do Luiz Pacheco, o do Pereira Coutinho, o do Rui Ramos, o do Millôr Fernandes (fabuloso, sobretudo no olhar claro e triste)? A gente olha para os desenhos e reconhece logo que são eles próprios. Eles próprios transfigurados, recriados por um traço e por uma expressividade carrilhianos (é o único adjectivo que arranjo para os definir).
Não podia deixar de ser - desde há uns tempos, André Carrilho anda a fazer coisas para alguns dos melhores jornais do mundo (e só tem 30 anos, o sacrista!): para o New York Times, para a Harper´s, para o Independent on Sunday. Podem conhecer alguns trabalhos dele mais antigos em http://www.andrecarrilho.com. Vão, vão lá ver o Peter O´Toole, o Brian Ferry ou o Naipaul remixados por um tuga ultratalentoso.
Vamos aos pedidos: eu quero ter a cara dos meus desenhada por este magnífico ilustrador. Eu quero que a imagem artística de Portugal no estrangeiro passe a ser a criatividade e o rasgo do André Carrilho e não os lacrimejantes - e agora inevitavelmente conformados - Madredeus. Eu quero que o Carrilho, o André, se candidate à Câmara de Lisboa. Para eu poder votar nele, pois.
ncostasantos@netcabo.pt